No dia da alimentação, os alunos da EB1/JI de Torre confecionaram doce de abóbora com nozes e fizeram espetadas de fruta, de acordo com as suas preferências.

Foi uma experiência muito enriquecedora e todos gostaram de participar.
 

JI/EB1 de Igreja – Torre 

eb1torre2

 

Esta escola funciona em dois edifícios distintos e insere-se, atualmente, na União de Freguesias de Torre e Vila Mou, estando integrada no Agrupamento de Escolas de Arga e Lima.

O Jardim de Infância funciona no rés-do-chão do Centro Cultural e Recreativo da freguesia de Torre e dista aproximadamente 200m da escola do 1º Ciclo. Tem uma sala de atividades bem equipada com material adaptado às necessidades das 14 crianças que o frequentam. É neste espaço que fica situada a cantina que serve as crianças do JI e da EB1.

A escola do 1º Ciclo é um edifício do plano centenário, com duas salas, sendo atualmente frequentada por 24 alunos.

eb1torre1

A freguesia de Torre fica situada na margem direita do rio Lima, a 10Km da sede do concelho, Viana do castelo, e a 14Km de Ponte de Lima, ocupando uma área que se desdobra do alto do lugar da Breia até aos areais do rio Lima.

É limitada a norte pelas freguesias de Nogueira e Meixedo, a poente pela freguesia de Cardielos, a nascente por um curso de água que desce das montanhas e faz a separação entre Torre e Vila Mou, terminando a sul nas águas do rio Lima.

Quanto ao topónimo TORRE, este refere-se a uma torre medieval construída pelos Mouros, para fins defensivos, aquando da sua passagem por estas terras, não existindo atualmente vestígios, apenas testemunhos.

Como valores patrimoniais destacam-se o Convento de S. Salvador da Torre, a Igreja Paroquial e as margens do Lima.

Quanto aos serviços de caráter social e cultural, a freguesia possui um Centro Cultural e Recreativo e algumas coletividades: Torre Sport Clube, Cultura e Animação de Torre e o Grupo de Danças e Cantares de Torre, que é parte integrante do Grupo Juventude e Alegria de Torre.